Crónicas do Fidalgo

Pessoas

A tua Crónica: "Dar desporto à Demência" por Pedro Caçote


Desde cedo que as populações especiais me atraíram, não só pela pouca visibilidade na sociedade, mas também por achar que todos nós enquanto cidadãos deveríamos ter um papel mais ativo perante estas pessoas.
A sociedade atual está maioritariamente direcionada para a “beleza corporal” e no desporto para grupos.
A minha questão é: e as pessoas com doença? As pessoas com necessidades especiais?
Na procura por uma resposta para estas questões, surge este tema.

“Dar Desporto aos Anos”, traduz-se na vontade de levar a área desportiva à população idosa, assim como à população com necessidades especiais, proporcionando-lhes uma prática desportiva regulada e orientada.


“Dar Desporto aos anos” tem sido implementado em Viana do Castelo desde 2017 e consiste na adaptação do Exercício Físico a pessoas com demência, patologia crónica ou simplesmente na promoção da saúde e na prevenção da doença.
Através de um treino Muilticomponente personalizado, com o acompanhamento de um Personal Trainer “adaptado”, é possível melhorar a sua qualidade de vida, não só através de benefícios no equilíbrio, padrão de marcha, força e mobilidade, mas também como forma de evitar o isolamento social, ajudando estas pessoas a atingir uma maior autonomia nas suas atividades diárias, demonstrando todos os dias que é possível e que juntos chegaremos lá.

Trata-se de um projeto ambicioso, que pretende que a expressão tanto usada do “Desporto para todos”, seja realmente e finalmente aplicada.
O que pretendo com o livro “Dar Desporto à Demência” é provar que qualquer pessoa, independentemente da sua patologia de base, neste caso a Demência, pode alcançar benefícios com uma prática de desporto regulamentada e adequada às suas necessidades.

O Desporto é para todos!

Facebook

Instagram

ID Pedro Caçote
Pedro Caçote, 29 anos, Natural de Viana do Castelo, Licenciado em Desporto pelo Instituto Politécnico de Bragança e Mestre em Atividade Física para a Terceira Idade pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Atualmente a frequentar a Pós-graduação em Fisiologia e Exercício Clínico da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.
A exercer funções de Professor/Diretor Técnico da Piscina do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha.