Crónicas do Fidalgo

Pessoas

Melanie Abrantes: A designer que promove a cortiça lá fora

Facebook: Melanie Abrantes Designs

Há uma lusodescendente entre os 100 maiores criativos dos EUA, de acordo com a revista Country Living. A publicação considerou-a mesmo uma "cork whisperer", ou "encantadora de cortiça", numa tradução livre.
Chama-se Melanie Abrantes, tem 28 anos e cria peças de design únicas na Califórnia, com a matéria-prima importada de Portugal. É que a designer considera a cortiça um "material incrível" e "muito sustentável"!

Público

Melanie nasceu em Houston, Texas, e é neta de portugueses.
No seu percurso passou pelo Otis College of Art and Design, em Los Angeles, e mais tarde viria a abrir portas ao seu estúdio, em Oakland.
Hoje possui a sua marca, “Melanie Abrantes Designs”. O conceito é simples: produtos para a casa feitos em cortiça de vários tipos, que são vendidos em lojas específicas, cerca de 40 nos Estados Unidos. Melanie refere que a razão de trabalhar a cortiça encontra-se na sua herança genética. As idas a Portugal mostravam-lhe este material e a sua versatilidade. À agência Lusa, referiu que está “a tentar mostrar às pessoas que a cortiça tem muitos formatos, utilidades e visuais, em comparação com outros materiais", e fá-lo desenhando e construindo peças exclusivas. Entre as suas criações encontram-se candeeiros, cinzeiros e vasos para plantas. São vários os modelos, sempre com utilidade.

Melanie Riccardi

Mas Melanie não trabalha apenas esta matéria-prima. A designer tem várias peças que conjugam este material à madeira.

O valor das peças é inigualável. São peças exclusivas e a cortiça é um material de produção demorada, que ainda hoje é tratado manualmente. Para além disso, a cortiça é extremamente resistente e duradoura. Por fim, acresce o trabalho de Melanie, que lhes dá forma e utilidade.

Além dos Estados Unidos, as peças em cortiça de Melanie já chegaram ao Japão, França e Inglaterra, e a designer está a tentar criar uma linha "usando as capacidades de isolamento" da matéria-prima, refere ao P3.

Melanie também dá workshops para quem quer aprender a trabalhar com a cortiça e, pelas suas palavras, “criar algo a partir do nada”.

No vídeo em baixo podemos ver a designer referir que sente orgulho quando alguém segura e interage com um dos seus produtos porque vê o seu trabalho a ser recompensado. E nós sentimos muito orgulho nela e em todos os que dão valor e forma aos bens de Portugal!