Crónicas do Fidalgo

Motores

Matrix Defender, Reloaded

Muita tinta correu sobre como seria esta nova geração do mais icónico Todo-o-Terreno e muitos foram os esboços criados, dos mais entendidos aos curiosos, para adivinhar como seria o novo Defender.

Os mais conservadores defendiam que a única coisa a fazer seria dar-lhe mais conforto e manter tudo o resto, a estética que é a sua verdadeira imagem de marca. Pessoalmente, também partilhava da mesma opinião.

Com vinte anos, comprei um Suzuki Samurai 1.9 TD com capota de lona. Naquela altura, era apelidado de "o pequeno Defender". Não me recordo de ter ficado atolado em parte alguma, ao contrário do que acontecia com os grandes jipes da altura que, devido ao seu peso, mesmo com grande motores, não se livravam de passar por situações um pouco embaraçosas. O meu só tinha motor e rodas com o mínimo conforto para as minhas viagens, que não eram pequenas. Com o meu Samurai percorri o país todo, por todos os caminhos possíveis e imaginários. Já o tinha feito no meu primeiro carro. Um Fiat Panda 4x4 Sisley. Mas sobre este grande pequeno carro, falaremos um dia.

Naquele tempo, o meu grande sonho era comprar um Defender. Estamos a falar de 1999, 2000. A questão prendia-se com o valor e, tal como hoje, valem o mesmo preço! Por isso imaginem o quão caro seria na altura. Contas feitas e surgiu a possibilidade de comprar o meu Suzuki, NOVO!!!

Mas desde essa altura que tinha prometido a mim mesmo que ia acabar por ter o meu Defender e muitas foram as ocasiões ao longo dos anos em que tive a possibilidade de comprar um. O longo, que é para mim o mais bonito. Mas as circunstâncias da vida levaram-me a tomar outras decisões, optar por outras escolhas e, hoje em dia, tenho um Range Rover Classic de 94. Nada arrependido, pois é mais confortável e adequado às minhas necessidades. Duas crianças, mulher, mantimentos e uma tenda em cima, levaram-me a escolher este outro icónico Todo-Terreno da mesma marca. Não posso esconder o facto de o ar condicionado pesar bastante na decisão. Mas independentemente da minha escolha, o Defender será sempre "O Defender".

Saibam mais sobre o novo Defender aqui e no vídeo em baixo!