Crónicas do Fidalgo

Motores

O tamanho importa!

Principalmente para quem se movimenta em cidade.

Dei por mim a pensar na frase de Lavoisier - “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” - quando li a notícia de que o Isetta, um carro em forma de ovo que se tornou um símbolo de mobilidade nas cidades nos anos 50 e 60, vai ser recuperado. Tem cerca de 2,4 metros de comprimento e uma forma de ovo, simples e minimalista, que se tornou icónica para os aficionados de quatro rodas (e até de duas, no meu caso!).

O Isetta saiu das mãos dos italianos da Iso em 1953. Inicialmente era produzido em Itália mas, pouco a pouco, começou a ser fabricado um pouco por todo o mundo, do Brasil ao Reino Unido, da Argentina à Alemanha. Aliás, foi aqui que a BMW decidiu adoptar o modelo! Montaram-lhe um dos seus motores de mota e fabricaram-no entre 1955 e 1962. Foi precisamente a BMW que fabricou o modelo - entretanto conhecido como BMW Isetta-, em maior quantidade. 56 anos depois, o modelo vai regressar ao mercado. Desta feita, com produção da suíça Microlino Mobility Systems, mas com uma “piscadela de olho” às origens: o modelo vai ser feito em Itália.

De BMW Isetta vai passar a Microlino, ainda que respeite integralmente a estética do seu antecessor. O veículo vai ter um motor eléctrico, linhas modernizadas e uma plataforma mais robusta.

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Vai continuar a ter apenas uma porta, à frente, que abre a zona frontal por completo e dá espaço para dois adultos. Já a outra porta, da traseira, serve apenas de bagageira e conta com 300 litros de espaço.

De herança o Microlino vai receber um motor de 20 cv de um empilhador de grande produção - ou não fosse objectivo da fabricante reduzir custos. 90 km/h é quanto vai ser capaz de atingir. A bateria pode ser de 8 kWh de capacidade, para uma autonomia de 126 km, ou de 12,4 kWh para 202 km.

Já o preço final, não ultrapassará os 12.000€. O modelo só é lançado em 2019 mas já há 7.200 encomendas confirmadas, afirma a Microlino em informações do Observador!