Crónicas do Fidalgo

Lugares

Virunga National Park volta a abrir "portas"

O Parque Nacional de Virunga, situado na República Nacional do Congo, foi o primeiro parque nacional protegido a surgir em África, com 8,090 km² de Natureza no seu estado mais puro. É Património Mundial da Unesco e a maior área protegida do continente africano.

O objectivo inicial da sua criação foi proteger uma espécie rara e, hoje, em vias de extinção: o gorila da montanha. Os existentes no Parque Nacional de Virunga representam, de acordo com a própria organização, um terço do total. Existem pântanos, florestas, planícies, savanas e vulcões.

Para além dos habitats e dos gorilas da montanha, este parque conta com outras espécies. O chimpanzé e o gorila oriental da planície, os hipopótamos, elefantes da floresta e da savana, leões, búfalos, javalis-africanos, antílopes e pássaros de várias espécies podem ser admirados pelos visitantes.

No entanto, apesar de ser uma das principais áreas turísticas de África, o Parque Nacional de Virunga tem passado por fases complicadas. Encontra-se situado numa área que foi devastada pela guerra durante os últimos 20 anos. Para além disso, a caça furtiva, invasões, a negligência e agitação civil têm ameaçado a sua existência. Com isto, muitos foram os guardas florestais que já perderam a vida em trabalho, enquanto se dedicavam a conservar a diversidade do parque. Segundo o The Guardian, morreram 12 guardas florestais em apenas 10 meses.

Foi mais um desses episódios que ditou o encerramento do parque em 2018. De acordo com o The New York Times, dois visitantes britânicos foram sequestrados durante a sua visita e a guarda florestal que os acompanhava, morta. Este episódio aconteceu no contexto de violência regional, decorrente de assuntos políticos. Emmanuel de Merode, director do parque, decretou o seu encerramento até 2019, afirma o The Guardian.

Surgem agora novidades fresquinhas, pela mão da National Geographic: no passado dia 15 de Fevereiro o parque voltou a abrir portas aos turistas que o queiram visitar.

Brent Stirton

Brent Stirton

As fantásticas visitas ao vulcão Nyiragongo vão ser retomadas. Vai ser possível observar, de novo, os gorilas e as outras espécies. A ilha de Chigera, no lago Kivu, também reabre. Este lugar oferece uma experiência de ilha privada.

O Parque Nacional de Virunga é realmente único, recheado de experiências tão diferentes que permitem conhecer e observar de perto a Natureza no seu esplendor. Para além disso, visitá-lo significa também apoiar aqueles que trabalham diariamente para conservar espécies e habitats.

Este vai para a lista dos locais a visitar!