Crónicas do Fidalgo

Lugares

Just go!

Há destinos de férias e depois há OS destinos de férias. Partilho convosco alguns dos que já me aqueceram o coração, fizeram o sangue correr nas veias a 200Km/h e deixaram memórias incríveis! Spoiler alert: O Algarve é um dos melhores lugares do MUNDO!

1. Cabanas de Tavira: o sotavento algarvio é calmaria pura e Cabanas de Tavira tem um sabor especial. A praia - que levou o nome emprestado da vila - fica apenas a 6km de Tavira e, para lá chegar, é só fazer uma pequena travessia de barco. Na pequena povoação de pescadores há embarcações com partidas frequentes e que em 2/3 minutos nos entregam ao sossego total.

Quem não é para comer, também não é para trabalhar! Eu cá, sou para trabalhar e, por isso, gosto de saborear uma bela refeição. Por esta zona não falta peixe e marisco fresquinho. Para os mais gulosos há ainda os Folhados de Tavira, uns bolos arredondados que são passados em calda de açúcar, e tantos outros doces feitos à base de alfarroba, amêndoa, figo, laranja…

Se forem fãs de água doce, perto de Tavira têm o Pego do Inferno. O nome já deixa adivinhar que é ponto de paragem para os mais aventureiros: não existe escadaria de acesso nem sinalização. A Câmara Municipal quer que o espaço volte a ser o mais natural possível. Para os que apreciam a Natureza, vale a pena a visita!

Cabanas de Tavira

Cabanas de Tavira

A Terceira Dimensão

2. Cacela Velha: Em Vila Real de Santo António encontramos Cacela Velha, onde está - entre tantas outras pérolas - a Praia da Fábrica. Sabiam que, de tão bonita, esta praia virgem e selvagem foi considerada, entre um total de 15, a sétima melhor praia do mundo? Quem o disse foi a espanhola Condé Nast Traveler! Para lá chegar, mais uma vez, podemos pedir boleia de barco a um dos pescadores locais. (Pena não dar para chegar de mota). Mas só se estiver maré alta! Porque na baixa é só arregaçar as calças e fazermo-nos às dunas, para chegar ao areal. Apreciem o percurso e ainda conseguem ver garças e caranguejos!
Não deixem de provar as ostras, as conquilhas do Parque Natural da Ria Formosa ou o arroz de lingueirão, no Casa Velha!

Cacela Velha

Cacela Velha

Publituris

3. Sagres: Já teve a fama de ser “o fim do mundo conhecido”. Sagres é hoje património europeu e a ponta mais a sudoeste de todo o continente.Aqui a história e a natureza são fortes: foi de Sagres que partiram os descobridores portugueses no Séc. XV. O farol que se ergue sobre as falésias é uma das imagens mais icónicas de Sagres. A Fortaleza é um spot deslumbrante para ver o pôr-do-sol com aquela pessoa especial. Caminhar até ao farol do Cabo de São Vicente e sentir o vento na cara não tem explicação. Perfeito perfeito, é percorrer Sagres de mota ou jipe!

Sagres

Sagres

Sapo Viagens

4. São Francisco: Esta cidade da Califórnia arrebatou-me. Tem um ritmo muito próprio - muito mais tranquilo do que Los Angeles, mas já lá vamos. Ah e é impossível não nos sentirmos acolhidos pelos moradores! Sabiam que, a par de San Diego, é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida nos EUA? O ideal é alugar um carro para conhecer todos os “cantos à casa”. A Golden Gate Bridge é um ponto de passagem obrigatório, seja a pé, de bicicleta ou de carro. Outro é a Ilha de Alcatraz, onde está a prisão homónima, uma das mais famosas do mundo. Já lá “morou” o Al Capone! Para lá chegar basta apanhar um ferryboat. Já o San Francisco Ferry Building, antigo terminal ferroviário, é agora um mercado enorme, chamado Marketplace, e está repleto de restaurantes e lojas. E entre uma passagem pelo Pier 39 ou Aquarium of the Bay, façam-me um favor: reservem o pôr-do-sol para as Painted Ladies de Alamo Square, as casas vitorianas pintadas que desenham um quadro incrível. No topo do bairro há uma praça com uma vista imperdível. Muito mais haveria para dizer, mas vamos a outras sugestões!

São Francisco

São Francisco

Andrew Zarivny - Shutterstock

5. Los Angeles: Ainda na Califórnia, aceleramos o passo para nos adaptarmos ao ritmo mais frenético de Los Angeles.
Desde visitas a estúdios de cinema (como a Universal, Warner Bros. e Paramount), passando pelo Passeio da Fama, por Venice Beach ou Santa Monica, aqui há tanto para visitar! Espero que vão com tempo. Gostam de compras? Rodeo Drive. E agora, uma dica um pouco mais “obscura”: se forem fãs de séries e documentários criminais, passem pelo Museum of Death Hollywood.

Los Angeles

Los Angeles

Travel Massive

6. Biarritz: Sobre a minha viagem a Biarritz, já muito falei aqui. O que posso dizer? Foi inesquecível.
É uma das pérolas do País Basco, cheia de vida, lojas, bares, noite… E é tido como um destino turístico de luxo. Leiam (ou releiam) a minha aventura até lá porque vale muito a pena! E, se puderem, façam a mesma viagem!

Biarritz

Biarritz

7. Saint-Tropez (e quase toda a costa mediterrânea): Ainda na senda do luxo, temos Saint-Tropez, uma comuna francesa que fica na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur. Foi paraíso de férias de nomes como Sartre, Picassos, Bardot… Da nata da nata! Há aqui, portanto, toda uma aura artística, cinematográfica. Passeie pelo Vieux-Port, onde vai poder ver os barcos e iates mais caros, Visite o centro histórico, com ruas estreitas e cheias de charme. Visite monumentos como a fortaleza La Citadelle e, claro, conheça as praias! Esteja de mota ou de carro, aventure-se pela costa mediterrânea!

Saint-Tropez

Saint-Tropez

O mundo é o limite e, para mim, todos os destinos são bons para ir de férias. Desde que dê, claro, para ir de mota, jipe, bicicleta ou camioneta! O importante é ir!