Crónicas do Fidalgo

Experiências

Cultivar estrelas, à grande e à americana!

Recordado com um dos melhores guitarristas de todos os tempos, Jimi Hendrix continua a ser relembrado através das Experience Hendrix: concertos realizados em memória do cantor e compositor norte-americano.

O primeiro tributo a Jimi Hendrix em concerto ocorreu no verão de 1995, patrocinado pela família Hendrix, no “Bumbershoot Arts & Music Festival”, tornando-se a atracção principal deste evento. Mas esta não foi a única homenagem realizada. Outras tantas se seguiram, ao ponto de dar origem às Experience Hendrix Tours. De 1 a 22 de Outubro a tour vai passar por várias cidades e estados, de Seattle a Portland, de Denver a Colorado Springs, de Tulsa a Austin, entre tantas outras.

“Esta tour é uma oportunidade única para os fãs experienciarem a música e o legado deixado por Jimi Hendrix de uma forma que os CD’s não conseguem oferecer” explica Janie Hendrix, Presidente e CEO da Experience Hendrix.

BJCSHOTS

Podem saber mais aqui.

Esta estrela do rock não é a única a ser celebrada pela indústria americana e pelo seu público. E parece que cultivar estrelas é mesmo com os americanos! Senão, vejamos: a actriz e cantora de música country norte-americana Dolly Parton dá nome a um parque de diversões, o Dollywood Theme Park, desde 1986!

O parque fica em Pigeon Forge, no Tennessee, e no período em que opera (desde meados de Março até à época de Natal) recebe perto de 3 milhões de visitantes!

Steven Bridges

Mais recente, o rapper Travis Scott, natural de Houston, nomeou o seu mais recente álbum, bem como a sua tour, de "AstroWorld" – parque temático sazonal localizado na sua cidade natal. Num dos seus concertos nesta cidade, o mayor de Houston anunciou a construção de outro parque temático em sua homenagem - “Nós devemos tanto a este homem por manter Houston no mapa (...) Esta cidade ama-te", declarou o mayor.

Travis Scott no Astroworld Festival em Houston (2018)

Travis Scott no Astroworld Festival em Houston (2018)

Texas Monthly

É, de facto, muito interessante a forma como as estrelas norte-americanas são recordadas e vividas, tanto pela indústria como pelo seu público, que adere em massa a estas homenagens. Em Portugal, são poucas estas manifestações (também devido à nossa escala, largamente menor do que a dos EUA). Ainda assim, temos um bom exemplo, com o CR7 Museu e algumas estátuas dedicadas a Cristiano Ronaldo.


Ainda temos um longo caminho a percorrer neste campo! Enquanto isso, vamos ficando deslumbrados com estas homenagens vindas dos EUA!