Crónicas do Fidalgo

Experiências

"Joker": será que vem lá o primeiro Óscar de Phoenix?

Como actor, dá-me um gozo enorme ver colegas de Arte a brilhar em várias registos. Das formas mais intrincadas que possamos pensar, com base em métodos distintos que nos desafiam diariamente. E em papéis que, muitas vezes, marcam uma audiência para a vida.

Se há personagem que coloca uma enorme pressão sobre quem a representa, é a do supervilão Joker, de Batman.

Jack Nicholson, Heath Ledger e Jared Leto são alguns dos pesos pesados que já assumiram este papel. Chegou a vez de Joaquin Phoenix lhe vestir a pele, em "Joker". Mas não esperem por ver o Batman. Na longa-metragem, realizada por Todd Phillips, Joaquin Phoenix vai abordar a transformação da personagem de um comediante em criminoso, sempre com os holofotes voltados para a história original do vilão. Uma forma de termos um insight mais profundo sobre o passado de Joker e de, talvez, podermos compreender a mente retorcida do criminoso.

O filme, que tem estreia marcada em Portugal a 3 de Outubro, já venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza, onde recebeu uma ovação de pé de 8 minutos!!!

Inicialmente desenvolvido por Martin Scorsese, "Joker tem acumulado críticas brilhantes. A revista norte-americana "The Hollywood Reporter" considera-o a melhor produção relacionada com o universo de Batman desde “O Cavaleiro das Trevas”, o filme realizado por Christopher Nolan que valeu a Heath Ledger o Óscar póstumo de Melhor Actor Secundário.

A Forbes adianta que "Joker" é um dos melhores filmes de 2019 e o site de entretenimento IGN vai mais longe ao compará-lo à atmosfera de clássicos como "Taxi Driver" e "Laranja Mecânica".“‘Joker’ não é apenas um filme inspirado em bandas desenhadas fenomenal. É um filme fenomenal, ponto final”. Palavras de Jim Vejvoda, crítico de cinema do site.

O Óscar passou ao lado de Phoenix em 2001, com o "Gladiador", em 2006 com "Walk the Line" e em 2013, com "The Master - O Mentor". Mas o actor tem recebido tão rasgados elogios pela sua performance no filme do vilão da DC Comics, que pode ser que conste da lista de nomeados da academia, na categoria de Melhor Actor. Mas isto só saberemos por volta de 13 de Janeiro de 2020, altura em que os nomes dos candidatos ao galardão vão ser anunciados.

Robert De Niro e Frances Conroy são outros dos nomes que vão ladear Phoenix no filme.

Já tenho planos para o dia 3 de Outubro!

Vejam o trailer (e preparem-se para um Joaquin Phoenix como nunca o viram):