Crónicas do Fidalgo

Experiências

“Dolemite is My Name”: Eles estão de volta!

Ele está de volta!!! Ou melhor, eles!!! Falo de Eddie Murphy e de Wesley Snipes.

François Duhamel

Eddie Murphy volta aos ecrãs em “Dolemite is My Name”. No filme vai interpretar Rudy Ray Moore, um comediante/actor da vida real que ficou conhecido por encarnar a personagem controversa Dolemite nas suas peças de stand-up e numa série de filmes de #blaxploitation nos anos 80. Na verdade, Rudy Ray Moore foi pioneiro deste movimento cinematográfico que surgiu na década de 70 e cujo nome resulta da combinação da palavra “black” (negro) e “exploitation” (exploração). Os filmes blaxploitation eram realizados e protagonizados por actores e realizadores negros e tinham como público-alvo, maioritariamente, os negros norte-americanos.

Já Wesley Snipes - um actor que também adoro, confesso - vai interpretar o papel de D’Urville Martin, actor, comediante e realizador de cinema americano. Também ele participou em vários filmes do género blaxploitation nos anos 70. Além disso, realizou e participou no filme “Dolemite” (de 1975), protagonizado por Rudy Ray Moore, um dos seus grandes amigos.

O filme “Dolemite is My Name” vai estrear no TIFF - Festival Internacional de Cinema de Toronto neste Outono e vai ser lançado na Netflix em breve.