Crónicas do Fidalgo

Experiências

Combate às beatas!

Muito se fala do combate ao plástico nas suas várias formas, sejam elas sacos de plástico, pratos, talheres, palhinhas… Mas sensivelmente dentro de um ano vai começar a ser travada outra batalha: a do combate às beatas dos cigarros.

Foi recentemente aprovado um projecto lei, inicialmente proposto pelo PAN - Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza, que visa a aplicação de uma multa a todos os que atirarem beatas de cigarro para o chão. No caso de pessoas singulares as multas podem variar entre os 25 e os 250 euros e, no caso das empresas que não cumpram certas normas - como a disponibilização de cinzeiros na rua e a respectiva limpeza - os valores vão dos 250 aos 1500 euros.

Esta medida entrou imediatamente em vigor mas existe ainda um ano de adaptação, para que as pessoas e empresas possam ter e criar as condições necessárias para a aplicação prática desta lei. Durante este período, o Governo terá a seu cargo a realização de acções de sensibilização.

A aplicação das multas e instrução dos processos estará nas mãos da ASAE e das Câmaras Municipais. O dinheiro resultante das coimas será distribuído pelo Estado (50%), entidade autuante (20%) e entidade que instruiu o processo (30%).

Portanto, podemos contar com uma distribuição em massa de cinzeiros portáteis, cinzeiros permanentes disponibilizados por empresas de comércio, transportes públicos, hotelaria, alojamento local e instituições de ensino superior.

Se nos perguntarem se preferimos viver num país com ou sem lixo nas ruas, a resposta será óbvia: sem. No entanto, o nosso comportamento - sim, de todos nós, que somos responsáveis por manter as ruas limpas - parece ir no sentido contrário. Parece que em Portugal é “normal” as pessoas atirarem beatas e qualquer tipo de lixo para o chão. Ainda assim, parece que este comportamento tem vindo a diminuir e há muitos portugueses já com sentido de compromisso para com o meio ambiente. Mas ainda não é o suficiente e tudo leva o seu tempo! Se não, reparem: conseguem andar mais do que 40/50 metros na rua sem encontrar lixo no chão?

A mudança parte de nós. De cada um de nós. Será que vamos ver esta lei estender-se também a todo o tipo de lixo deitado ao chão?