Crónicas do Fidalgo

Experiências

Sabiam que uma das melhores estradas da Europa é portuguesa?

Mais do que boa, esta estrada portuguesa é definida como o “nirvana” das melhores estradas da Europa para conduzir. Quem o diz é a Ford, que está a experimentar estradas europeias no âmbito de uma campanha publicitária intitulada “Europe’s Greatest Driving Roads” (ou As Melhores Estradas da Europa para Conduzir, em português).

Mas o que coloca esta estrada no topo das melhores? Como avança o Público, é a sua “superfície perfeita”, as “curvas bem ritmadas” e as “vistas incríveis”. Quase que nos apaixonamos logo de caras, certo?

“Mas afinal que estrada é essa?!?”, perguntam vocês. Nacional 304 e tem a pontuação máxima na campanha de publicidade da fabricante automóvel, que consiste numa série de vídeos onde a Ford pretende encontrar as características ideais para desfrutar dos seus automóveis, especialmente os da divisão Ford Performance. Pode ler-se no Público que, enquanto percorrem a Europa, os experientes condutores chegaram à conclusão de que a “serpenteante Estrada Nacional 304”, com especial destaque para o troço entre Ribas e Mondim de Basto, que atravessa parte do Parque Natural do Alvão, “pode ser a melhor estrada da Europa”.

1 / 4

2 / 4

3 / 4

4 / 4

Além do troço referido, a EN304 divide-se ainda entre o troço de Covide-Rossas e de Campeã-Santa Marta de Penaguião.

Steve Sutcliffe, o jornalista que conduziu o Ford Focus ST num dos vídeos da série Europe’s Greatest Driving Roads e que já participou em corridas automóveis, explicou que a EN304, “não é pêra doce para muitos”. No entanto, garante que “é um percurso inesquecível” para os condutores experientes.

O vídeo em Portugal foi o décimo da série e a a EN 304 arrecadou um total de 57 pontos, em 60 possíveis. Até agora, foi a melhor nota e atingiu a pontuação máxima em categorias como Factor Emoção, Hospitalidade, Cenário e Comes & Bebes-

É que, adianta-se no vídeo, ““as unidades hoteleiras de boa qualidade e baixo custo e os excelentes pequenos cafés tornam este cenário em Portugal um fantástico ponto de fuga”,para viajantes e condutores, “com as suas quedas de água e o rio Olo nas proximidades, prontos a ser explorados”.

Até agora, estas foram as estradas testadas pela Ford:


Transfagarasan, Roménia (51 pontos) 


North York Moors, Inglaterra (54) 


C462, Catalunha, Espanha (56) 


D526, 926, Alpes, França (55) 


B500, Floresta Negra, Alemanha (51) 


MA10, Maiorca, Espanha (53) 


Estrada do Atlântico, Noruega (53)


Via Campocatino, Itália (53) 


Mountain Road, Ilha de Man (56)


N304, Portugal (57)