Crónicas do Fidalgo

Experiências

Mensagens embaraçosas contra os sacos de plástico!

Pelo menos é o que espera a East West Market, uma mercearia canadiana que tomou uma decisão peculiar para dissuadir o uso de plásticos descartáveis.

A iniciativa surge numa altura em que o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou medidas para erradicar o uso de plástico descartável até 2021. A mercearia antecipou-se e criou uma estratégia que não deixa ninguém indiferente!

Quem quer passear na rua com sacos com mensagens como “Interessado no Estranho Mundo dos Vídeos Pornográficos”, “A Cooperativa dos Cuidados do Cólon” ou “Pomada para Verrugas”? Eu cá, dispenso, obrigado! Por baixo das frases constrangedoras, um remate simples e eficaz: “Evite a vergonha. Traga um saco reutilizável.”Ao The Guardian o proprietário da mercearia, David Lee Kwen, conta que o objectivo não é envergonhar os clientes, mas antes fazê-los sorrir e pensar. É que Kwen esperava que a taxa sobre os sacos descartáveis demovesse a sua utilização. Como não resultou, optou pela via humorística.

Se pensarmos que, à escala mundial, nove milhões de toneladas de sacos de plástico vão parar aos oceanos, todos os anos…. Talvez nos lembremos mais vezes de levar o nosso saco reutilizável!

Conheça aqui o Instagram do @eastwest.market.

Nem de propósito, hoje (3 de Julho) assinala-se o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico! E esta, hein?