Crónicas do Fidalgo

Experiências

Quando a fotografia junta paixão e solidariedade

Foi um prazer enorme fazer parte deste dia em que, através do projecto #UmaImagemSolidária, se celebrou o amor à fotografia, a vontade de ajudar quem mais precisa (este ano, a angariação do fundos reverteu para a Inovar Autismo) e tentar desmistificar a ideia de que os foto-jornalistas vão atrás da imagem sem se preocuparam com o que está por detrás dela.

São profissionais que têm por missão mostrar uma realidade ao mundo para que o mundo não se esqueça do que se passa. Para o bem e para o mal. Um tarefa difícil, injusta e ingrata quando são eles os transportadores das imagens que nos chocam sobre as tragédias que nós, seres humanos, provocamos a nós próprios.

Por este motivo e a convite do grande António Cotrim, que conheci através do meu grande irmão Diogo Nunes, decidi aceitar e divulgar da melhor maneira possível esta missão de ajudar quem precisa.

Gostava de agradecer aos entrevistados pela disponibilidade em falar com as Crónicas do Fidalgo sobre o propósito de cada um em fazer parte desta iniciativa. À Carla Pires pela produção e pós- produção deste momento. E em último lugar à Tissot, através da sua representante Sofia Jardim, que acreditou em mim para que este momento de concretizasse.