Crónicas do Fidalgo

Experiências

O Veganismo está a crescer e isto prova-o!

Século XXI: novas necessidades trazem novos modos de vida no que à alimentação diz respeito. A ética em torno do sofrimento animal, ou a poluição provocada pela indústria animal, são razões que levam a que muitos se tornem vegan. Ser-se, ou ter um amigo ou familiar vegan, tornou-se muito comum. Segundo o Jornal de Negócios, as vendas de alimentos de origem exclusivamente vegetal subiram 20% nos EUA em 2018, para 3,3 mil milhões de dólares.

Os vinhos vegan, por exemplo, deixam cada vez mais de ser um segmento marginal. E este é o primeiro caso de que vos falo como prova de que o veganismo vem para ficar.
A Ribafreixo Wines, empresa sediada na Vidigueira, adoptou por completo o conceito Vegan-Friendly na produção dos seus vinhos. O símbolo Vegan, autenticado pela Vegan Society nos contra-rótulos dos seus vinhos, é prova disso. A Ribafreixo Wines não recorre a um único ingrediente de origem animal ou derivado. O selo de garantia é do produtor!

No entanto, não existem opções vegan em todas as circunstâncias e locais. As vending machines são um deles.
É tarde, todos os cafés e restaurantes estão fechados e as máquinas de venda apenas têm opções nada saudáveis, pelo que se nos apetecer uma alternativa, não existe. Falo-vos, por isso, da empresa portuguesa que vai mudar esta tendência: a Toca.

A Toca é a primeira vending machine totalmente vegan, na Europa. Fica no Porto e foi instalada em Abril. O projecto da Toca foi apresentado na QSP Summit.
De onde partiu a ideia? Segundo Francisco Freixinho, CEO, contou à NIT, “temos estudado o veganismo há cerca de um ano e percebemos que existiam muitas carências no mercado”. Assim, a ideia ganhou pernas para andar em Dezembro, pelas mãos do empresário, licenciado em Gestão de Empresas. Quatro meses depois, a Toca vai estar presente em várias estações de metro, hospitais, universidades do Porto e estações de comboios, com o objectivo de todos terem opções saudáveis, vegan e não vegan, a qualquer hora, e com variadas opções.

A marca prevê que as Tocas cheguem à capital a partir de Julho deste ano!Por último, vai estrear um documentário na Netflix em Outubro. Chama-se Planet Vegan e é o grande chamamento para este estilo de vida, que explora o movimento vegan. Em vários episódios, são-nos apresentadas várias pessoas e os seus depoimentos acerca do estilo de vida vegan. A grande finalidade é dar a conhecer o veganismo e provar como este está a crescer em todo o mundo. Durante um ano de filmagens, foram visitados mais de 10 países. Cada episódio retrata um aspecto do movimento vegan. Outra característica interessante é que as filmagens desta série documental foram conseguidas graças a uma campanha de crowdfunding.

A verdade é que o consumo de carne vem afectar e muito a poluição do planeta. Nesta vertente, existem alternativas para minimizar esses impactos negativos. Talvez devêssemos começar a conhecê-las melhor, e, quem sabe, a adoptá-las!