Crónicas do Fidalgo

Experiências

My Bookpack: descobrir Portugal à antiga e de forma personalizada!

Decidir onde queremos ir passar aquele fim-de-semana de aventura ou descanso, pode ser uma dor de cabeça. E apesar de muitas vezes julgarmos conhecer o nosso país, a realidade é que há sempre muito mais para ver que aquilo que pensamos.

A riqueza de Portugal não se esgota nos destinos mais conhecidos. Depois de escolher o local, há que escolher a data, a duração, a companhia, o que vamos fazer e os custos. Pois bem, a Ana e a Leonor podem tratar de tudo!
Desde as rotas, aos custos, a My Bookpack tem por objectivo criar rotas alternativas, assim como tratar de toda a logística associada. É definido um planeamento e feitas sugestões para um fim-de-semana diferente.

O projecto nasceu em 2017 e já andava a ser planeado há anos pela Ana, formada em gestão, que na altura vivia na Holanda. Segundo contou ao P3, sentia que as pessoas não tinham muita informação sobre Portugal. Leonor possuía o mesmo sentimento, o que a fez juntar-se ao projecto. Inicialmente, o foco da marca eram os clientes estrangeiros mas, mais tarde, perceberam que os portugueses também tinham interesse em conhecer o seu país.

Todo o guia é construído de modo personalizado, ajustado a cada cliente e impresso em papel. Primeiro, reúnem-se as características do cliente, entre elas, o orçamento, os interesses e as expectativas. Depois, é criado o seu perfil. É após esta fase que Ana e Leonor entram em acção, para encontrarem as melhores actividades e alojamento de cada local, de acordo com o perfil do cliente. Associada a este trabalho está Teresa Types, que trata do design do guia, sempre em papel.

Um dos elementos que Ana considerou diferenciador neste projecto foi o distanciamento do digital, pelo facto de já existirem apps que planeiam viagens, mas nenhum guia em papel. Tudo é tratado pela My Bookpack, à excepção das reservas de voos.

Na primeira página do guia encontram-se as informações sobre as reservas, assim como os contactos. Depois, seguem-se as sugestões sobre como planear os dias, informações sobre transportes e até meteorologia. Para além disto, existem mapas ilustrados, restaurantes e actividades definidas de acordo com os gostos de cada um.

A maior parte dos clientes vem da Europa Ocidental e dos Estados Unidos. No entanto, o número de portugueses a procurarem o My BookPack tem vindo a aumentar. Segundo Ana, estão “muito abertos às opções do interior e ilhas”, de modo a saírem a rotina das grandes cidades.

E os custos? Dependem da duração da viagem. Um fim-de-semana custa 50 euros, pelo plano Bookpack Weekend Break. Já uma semana, custa 100 euros. Até 15 dias, o valor é de 135 euros.

Saibam mais aqui!