Crónicas do Fidalgo

Experiências

A arte do lixo!

Já vos falei por aqui da possibilidade de dar nova vida ao plástico, material que tanto polui o nosso planeta.
Bons exemplos, há por todo o lado e merecem destaque! É só procurarmos com atenção.
Vasco Mourão, ilustrador de 39 anos, é um amante dos Açores. A essa paixão aliou o gosto pela arte, com um objectivo: tornar a ilha num local mais limpo. Assim nasceu o Face Plastic, projecto que consiste em tornar o lixo da costa açoriana em arte, mais propriamente rostos.

O objectivo é, através da arte, consciencializar a população para a quantidade de plástico encontrado. Como explica Vasco ao P3, através da “atitude criativa” as pessoas tomam consciência que de o problema existe. Acrescenta ainda que “quando se tem uma natureza tão incrível, ver um saco de plástico agarrado a uma rocha custa mais do que vê-lo nas ruas”.

A variedade de formas possíveis de criar através do plástico encontrado tornam todas as peças de Vasco únicas. São cerca de 50 aquelas que o artista criou até agora.
Segundo Vasco, inicialmente esta actividade era apenas um hobby, até que se veio a tornar num projecto com direito a exposição no Terminal Marítimo da Madalena, nos Açores, na Escola Internacional no Porto, e no Espacio 88, em Barcelona.
As peças podem (e devem) ser adquiridas no site do Face Plastic. Metade dos lucros são doados ao The Ocean Cleanup.