Crónicas do Fidalgo

Experiências

#UMAIMAGEMSOLIDARIA

É com muito prazer que me junto a esta causa a favor de quem precisa!

Depois dos incêndios nas zonas de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra, em 2017, os fotojornalistas e fotógrafos que assumiram a missão de transmitir as imagens de dor que todos sentiram, decidiram unir-se numa iniciativa solidária a favor dos Bombeiros de Castanheira de Pêra.

É bom lembrar que os fotojornalistas são seres humanos com emoções e, apesar da sua função profissional passar por reportar através de imagens os acontecimentos, os fotojornalistas também sentem de perto a dor dos que sofrem com as tragédias que registam em imagens.
As lentes captam o sofrimento mas não filtram a dor que chega ao olhar do fotógrafo.
No âmbito desta iniciativa, os fotojornalistas e fotógrafos contribuíram com o envio de uma foto original que foi exposta ao público e escolhida
por um visitante da exposição em troca de um donativo. No final, a totalidade dos contributos reverteram para os Bombeiros de Castanheira de Pêra.

Em 2017, os donativos resultantes de uma exposição dos trabalhos de fotógrafos e fotojornalistas, reverteram para os Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra.

Em 2017, os donativos resultantes de uma exposição dos trabalhos de fotógrafos e fotojornalistas, reverteram para os Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra.

E foi assim que surgiu #UMAIMAGEMSOLIDARIA.

O mentor da iniciativa é o fotojornalista da agência Lusa, António Cotrim, que conta com o apoio do jornalista Paulo Guerrinha e do fotógrafo Carlos Almeida.

Agora lançamos uma nova iniciativa, que decorrerá em Maio, e na qual todos poderão dar o seu contributo - a partir de 25 euros - ficando com uma das fotos expostas e ajudando, no verso da moeda, a Inovar Autismo.

A Inovar Autismo - Associação de Cidadania e Inclusão, tem como missão promover a inclusão das crianças, jovens e adultos com autismo nas suas comunidades de origem, constituindo-se igualmente como um apoio de excelência no âmbito da habilitação e capacitação, ao longo de toda a vida, tendo em conta as necessidades de cada criança, jovem ou adulto, assim como as necessidades das suas famílias.

Todo o valor angariado será entregue à Inovar Autismo como donativo.

O que já fizemos?

Depois do sucesso da primeira exposição, organizada em Lisboa, levámos esta iniciativa com objectivos solidários até ao Porto, ao Mira Fórum, e ficou a promessa de voltar em 2018 para apoiar outras causas. Por isso, depois do apoio aos bombeiros, os heróis que dão a vida para salvar as nossas, apoiámos os pequenos heróis que lutam contra o cancro. Assim, em 2018, a iniciativa voltou a reunir os fotojornalistas e fotógrafos para apoiar a ACREDITAR - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
Os donativos do público angariados com as fotografias foram entregues a esta instituição que os aplicou em bolsas de estudo. Foi uma pequena ajuda para que a ACREDITAR continue a apoiar as crianças e famílias que sofrem com esta doença.

Em 2018 os donativos recolhidos no âmbito da iniciativa "Uma Imagem Solidária" reverteram para a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

Em 2018 os donativos recolhidos no âmbito da iniciativa "Uma Imagem Solidária" reverteram para a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

No final da iniciativa, no ano passado, ficou decidido, em conjunto com a Fundação Portuguesa das Comunicações (que abriu as portas desde a primeira hora para receber #UMAIMAGEMSOLIDARIA), que iríamos organizar este evento, pelo menos, uma vez por ano.

E é por isso que aqui estamos, para anunciar que um novo evento está agendado para Maio de 2019 e, desta vez, vamos angariar fundos para apoiar a Inovar Autismo.

Este ano sou padrinho desta iniciativa.

Quem nos apoia?

Até agora, "Uma Imagem Solidária" contou com o apoio de empresas e associações como a Fundação Portuguesa das Comunicações, Mira Fórum, EasyGest - Mediação Imobiliária, Colorfoto, Extincêndios, e LogoTexto.
Em 2018, sua Excelência, o Presidente da República, enviou uma carta de apoio à organização da iniciativa, enaltecendo o esforço e dedicação a causas nobres de #UMAIMAGEMSOLIDARIA. Assim, este ano, contaremos com a presença de sua Excelência no dia 10 de Maio. Dia em que iremos inaugurar a exposição das fotos cedidas para serem adquiridas pelo público em geral a troco de uma contribuição monetária. Este dia irá ter lugar na Fundação Portuguesa das Comunicações, pelas 18 horas.

Contamos com a sua solidariedade com a contribuição de um donativo para esta causa tão nobre.

Media

Desde a primeira hora que esta iniciativa tem sido alvo da atenção dos media, o que resultou em dezenas de artigos publicados em jornais, sites e também reportagens difundidas através da rádio e televisão. Sabemos que o que conta é ajudar, mas também assume grande importância a divulgação da iniciativa nos media, onde aqueles que nos apoiam ganham destaque.
É uma pequena e merecida contrapartida para todas as empresas e
instituições que apoiam causas solidárias.

Estamos presentes no Facebook, onde já reunimos cerca de 6 mil seguidores, com as publicações a registarem uma média de três mil interacções cada. Mas mais do que números, importa realçar a forte
presença das pessoas nos dias dos eventos, onde até um elevado número de turistas estrangeiros tem marcado presença, graças ao espaço único da Fundação Portuguesa das Comunicações.

Na galeria em baixo estão os mentores da iniciativa: António Cotrim, Carlos Almeida e Paulo Guerrinha!

António Cotrim
1 / 3

António Cotrim

Carlos Almeida
2 / 3

Carlos Almeida

Paulo Guerrinha
3 / 3

Paulo Guerrinha

Há por aí fotógrafos e fotojornalistas?

Se quiserem participar nesta causa, até ao próximo dia 29 de Março podem enviar a vossa foto, na medida 30 x 40, para o email: umaimagemsolidariaoficial@gmail.com
A foto terá que vir acompanhada de: - nome da foto - local da mesma - ano em que foi tirada

Juntos podemos fazer a diferença!