Crónicas do Fidalgo

Experiências

Vem aí a série documental e sustentável “É p’ra amanhã”

Jovens a dar cartas em Portugal, é disso que falo nesta crónica.
Os problemas ambientais, resultado da poluição e dos maus hábitos de consumo da população mundial, não são novidade. Novidade é, sim, a notícia que o Público avançou acerca do projecto de um grupo de jovens. O objectivo é percorrer Portugal de transportes públicos e bicicletas e encontrar pessoas ou projectos com um fundo sustentável, sempre com o meio ambiente em mente. Se já parece algo inovador em Portugal, os seis jovens vão mais longe. A sua viagem vai ser documentada numa série intitulada "É p´ra amanhã", e a ideia surge baseada na série francesa “Demain”.

Luís Costa, Pedro Serra, Francesco Rocca, Teresa Carvalheira, Verónica Silva e Edgar Rodrigues são os nomes destes aventureiros. Cada um possui uma função neste projecto.

A aventura começou com 49 mil euros concedidos pelo programa “No Planet B” da AMI. Inicialmente essa verba não chegava e eram necessários mais seis mil euros para o projecto seguir para a frente. A solução foi encontrada com uma campanha de crowdfunding que lançaram com uma meta de 3500 euros e que rapidamente contava com mais de 5 mil euros em contribuições de anónimos.
Os passos a serem dados para a concretização da iniciativa iniciam-se com uma recolha de ideias acerca dos possíveis pontos a visitar. De seguida, selecionam-se os que, segundo os critérios do grupo, fizeram sucesso e dão visibilidade a projectos mais pequenos, histórias de pessoas que com os seus actos fizeram a diferença.
O lema desta jornada é que a partir de histórias de sucesso é possível alertar e solucionar crises económicas, ecológicas e sociais. Afinal de contas, se não formos todos e cada um de nós a cuidar um pouco do nosso planeta, quem o fará?

Podem seguir esta aventura aqui.