Crónicas do Fidalgo

Experiências

Academia Aga Khan chega a Oeiras

É em Portugal que se situa uma das maiores comunidades muçulmanas ismaelitas da Europa. E, talvez por isso mesmo, seja a mais recente escolha da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, para acolher a primeira escola vocacionada para o ensino de excelência, na Europa.

Às 3 academias já existentes – na Índia, no Quénia e em Moçambique – junta-se então, mais uma academia, em Oeiras, junto ao Tagus Park. Esta academia de elite estará direcionada para todas as crianças, dos 5 aos 17 anos, que constituirão turmas reduzidas com professores de diferentes nacionalidades. As crianças mais vulneráveis do ponto de vista económico poderão usufruir de uma bolsa de estudos e alojamento gratuito.

A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento está envolvida em diversos projectos, entre eles, mesquitas, hospitais, escolas e universidades, sempre com o propósito de ajudar os mais desfavorecidos económica e socialmente. O Príncipe Aga Khan doou 500 mil euros às crianças que sofreram com os estragos e destruição dos incêndios de Pedrógão, em 2017.

As academias Aga Khan, embora estejam espalhadas por diferentes territórios, têm um objetivo comum: fornecer uma perspectiva internacional aos seus alunos, permitindo a sua circulação nas diferentes escolas. Todos os anos, estas academias oferecem apoio a 2 milhões de alunos!