Crónicas do Fidalgo

Experiências

(Alguns d')Os Melhores Festivais de Música do Mundo - Parte 2

Lembram-se de vos ter falado de alguns dos melhores festivais do mundo aqui?

Pois bem, eu sei que o Inverno puxa mais para a lareira, para as mantas, para os doces de Natal... Mas não há mal nenhum em ir já planeando os festivais do próximo ano, pois não?


Coachella
Quando:
12 a 14 de Abril - 19 a 21 de Abril de 2019
Onde: Indio, California

O Coachella Valley Music and Arts Festival, mais conhecido por Coachella, dispensa apresentações. Só para terem uma ideia da afluência, no website oficial (http://splash.coachella.com/) os bilhetes disponibilizados em pré-venda já esgotaram e ainda nem há cartaz. É dos festivais que “inaugura” a época todos os anos e já fez passar pela cidade de Indio, no Deserto da Califórnia, nomes como Gorillaz, Jay-Z, Kraftwerk, Pixies, Massive Attack, Portishead, Madonna, Björk, Amy Winehouse, entre tantos outros! A fasquia está elevada!

Electric Daisy Carnival
Quando: 17 a 19 de Maio de 2019
Onde: Las Vegas Motor Speedway, Nevada (EUA) e outros

É um festival anual de música electrónica e dance music e tem edições em vários estados dos EUA. A sede é em Las Vegas, no Nevada, mas o evento já quebrou fronteiras e conquistou o México, Porto Rico, Reino Unido, Brasil, Japão, China e Índia.
A-Trak, AC Slater, Adriatique, Animato e Armin van Buuren foram alguns dos nomes da edição de Las Vegas deste ano. Os fãs de música electrónica e dance music não podem perder as novidades aqui.

NOS Primavera Sound
Quando:
6 a 8 de Junho de 2019
Onde: Parque da Cidade, Porto

O Primavera Sound começou em Barcelona e estendeu-se ao Parque da Cidade do Porto em 2012. É um festival que se dedica à música alternativa, independente, especialmente do rock e do pop. Jamie XX, Lorde, A$AP Rocky, Mogwai, Rhye e Nick Cave & The Bad Seeds foram alguns dos nomes que animaram as hostes na Invicta este ano. Para o ano espera-se mais e ainda melhor!

Glastonbury Festival
Quando:
26 a 30 de Junho de 2019
Onde: Pilton, Somerset (Reino Unido)

O Festival de Glastonbury, oficialmente conhecido como Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts, é um dos festivais de música mais antigos do mundo e assentou arraiais em Somerset em 1970. É conhecido pelos espectáculos de dança, de humor, teatro, artes circenses, entre outros. Este ano o festival fez uma pausa para “pousio”, que vai permitir ao terreno recuperar-se da passagem de milhares de festivaleiros todos os anos, mas estará de volta já em 2019.

Beyoncé, Radiohead, Foo Fighters, The National, Beck, Tame Impala, LCD Soundsytem, Phoenix, Katy Perry, Justice, The XX… A lista de nomes que por lá passaram é tão grandiosa quanto extensa! Estou curioso com o cartaz do próximo ano!
Se quiserem manter-se actualizados, é por aqui.

Andrew Allcock

Sónar
Quando: 18, 19 e 20 de Julho 2019
Onde: Barcelona

O Sónar vai regressar a Barcelona já no próximo ano para celebrar a sua 26ª edição. Este ano, atingiu o marco da maior afluência de sempre (126 mil pessoas de 119 países. Logo por aí se vê a reputação! É um festival perfeito para ver artistas já estabelecidos e emergentes, numa das cidades mais hipnotizantes do mundo!

O Sónar começou em 1994 como um pequeno festival de música electrónica. Hoje, ainda que continue a ser este o seu estilo “core”, apresenta artistas de géneros como pop, clássico, rock e tudo o que está pelo meio, celebrando. a música, criatividade e tecnologia. LCD Soundsystem, Gorillaz Diplo e Thom Yorke foram alguns dos gigantes que actuaram este ano. Estou curioso com o próximo cartaz!

Festival Internacional de Benicàssim
Quando: 18, 19, 20 e 21 de Julho de 2019
Onde: Benicassim, Espanha

Acontece desde 1995 e dá espaço a música, artes, teatro, dança e moda. Travis Scott, The Killers, Pet Shop Boys e Liam Gallagher foram cabeças de cartaz da edição deste ano. Vamos ver o que o próximo nos reserva!

Pau-HoyoyoVisualLab

Lollapalooza
Quando: 1 a 4 de Agosto de 2019
Onde: Grant Park, Chicago

Ainda há pouco tempo terminou a edição de 2018 e eu já estou de olhos postos no próximo cartaz! The Weeknd, Jack White, Vampire Weekend, Tyler, The Creator, Dua Lipa e Lykke Li foram alguns dos nomes que passaram por Grant Park de 2 a 5 de Agosto. Ainda fiz algumas descobertas interessantes, como Greta Van Fleet! Recomendo!
Não estive por lá mas o festival - que já ganhou edições no Chile e no Brasil - teve uma cobertura interessantíssima da Red Bull TV e transmissões em directo no YouTube!

Mais detalhes e, em breve, novidades para o próximo ano, aqui!.

Venha 2019!