Crónicas do Fidalgo

Experiências

Who’s She?

Aqui ninguém quer saber como elas são. Apenas o que fazem. Trata-se de uma nova versão do famoso jogo “Quem é quem”, com duas grandes diferenças: só há mulheres e, quem quiser ganhar, deve fazer perguntas sobre o que fizeram e não sobre os seus traços físicos.


Para dar um impulso à comercialização do jogo foi criada uma campanha no Kickstarter. Neste momento, já foi atingido mais de 1000% do valor que os seus criadores ambicionavam.

As mulheres que protagonizam este jogo marcaram a história da humanidade de alguma forma. No tabuleiro, feito de madeira, figuram personagens como Frida Kahlo, Serena Williams ou Amelia Earhart.

Assim, perguntas como “é loira?”, “Tem cabelo comprido?”, “Tem olhos castanhos?”, são substituídas por questões mais complexas como “Ganhou algum prémio Nobel?”, ou “Fez alguma descoberta científica?” O jogo conta ainda com cartões biográficos que resumem a vida e os feitos de cada uma das mulheres, símbolos para que os jogadores possam identificá-las à primeira vista e factos engraçados.

O jogo foi criado na Polónia, por Zuzia Kozerska-Girard, designer e fundadora da Playeress, marca de jogos de tabuleiro inspirados nas mulheres. Já a ilustração ficou a cargo da artista Daria Golab.

Mas porquê um jogo inspirado apenas em figuras femininas? “Colocamos nomes de profissões no feminino sempre que possível, para mostrar às raparigas que podem fazer qualquer coisa”, clarifica Zuzia Kozerska-Girard. Mas o jogo não é só para mulheres! Qualquer um se pode deixar inspirar por ele.

O “Who’s She?” custa 65 euros e estará disponível para entrega em Fevereiro de 2019. Mas para quem tiver pressa, há pacotes disponíveis para o Natal que, além do tabuleiro, incluem tatuagens e posters. Além da versão inglesa, o jogo está disponível em espanhol, italiano, francês, alemão e polaco.


Para apoiarem este projecto - e para saber mais sobre ele - é só clicar aqui.