Crónicas do Fidalgo

Experiências

O melhor vinho branco do mundo é português!

Foi a primeira vez que um vinho branco português conquistou a medalha de ouro no mais exigente concurso de vinhos da categoria: o Mundos Vini, na Alemanha. O feito coube ao Conde D’Ervideira Reserva Branco, que esteve à prova entre os 16 melhores vinhos brancos do mundo!
O prémio atribuído a este vinho de casta Antão Vaz (uma uva alentejana, 100% nacional), vai influenciar essencialmente o consumidor. Quem o explica é Duarte Leal da Costa, director-geral da Adega, ao Dinheiro Vivo: “[o consumidor] vai perceber que está a comprar um dos grandes vinhos brancos do mundo”.

Cerca de metade da produção anual de 35 mil garrafas é exportada para toda a Europa e Brasil. Esta distinção internacional arrecadada no Mundos Vini vem dar força aos responsáveis da Ervideira de aumentar a produção! Já foram plantadas novas vinhas de Antão Vaz e dentro de dois a três anos já será possível “colher os seus frutos”. Nos últimos anos foi feito um investimento de um milhão de euros em vinhas e o resultado deste reforço será visível a prazo. Entretanto, adianta Duarte Leal da Costa, terão que trabalhar com as vinhas existentes.

O segredo deste vinho? O aumento da compra de barricas de carvalho húngaro, onde é fermentado e feito o estágio de seis meses do Conde D’Ervideira.

Agora que conquistou mais uma distinção, a adega sente responsabilidade de fazer mais e melhor. E é o que esperarão, com certeza, os consumidores do vinho da marca, de peito cheio de orgulho!