Crónicas do Fidalgo

The Timers 2018 - Motorsport Revival Meeting - Parte 1

Experiências

The Timers 2018 - Motorsport Revival Meeting - Parte 1

Quartel Militar da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Setembro deste ano. Local e tempo do The Timers - Motorsport Revival Meeting, que assinalou a sua terceira edição.

Reuniram-se os apaixonados pela história e máquinas do passado. Houve carros motas, street food, música, festa… e muita poeira!

Eu estive no evento, organizado pelo Daniel Cabral (na fotografia em baixo), e recolhi alguns testemunhos que não vão querer perder!

Crédito: Ana Pina

Fotografia: Ana Pina

Quem partilha comigo a paixão por motas já ouviu falar, de certeza, do Daniel Cabral.
Para muitos é apenas o "Daniel, o amigo da Ton-up, que faz motas" mas para mim é o Daniel, o meu amigo super criativo, com um percurso inspirador!
O Daniel, em criança, não parava quieto: passava a vida a desenhar e a construir os seus próprios brinquedos. Esta curiosidade pela forma como os objectos são construídos levou-o a ingressar em Engenharia Mecânica mas, passado três anos, sentiu que o seu caminho não era mesmo por aí. Seguiu-se o curso de Desenho Industrial e, por acréscimo, o estágio numa fábrica de protótipos de máquinas industriais. A empresa convidou-o a ficar mas o Daniel sentiu que ali também não seria feliz. Nunca baixou os braços, sabia que a sua paixão era demasiado importante para ficar refém de um trabalho rotineiro, que formatasse a sua criatividade.

O próximo passo foi fundamental para a sua carreira: deixou o Porto e mudou-se para Lisboa para tirar o curso de animação 3D e formação em grafismo e produção de imagem para televisão. Este curso abriu-lhe imensas portas: começou a fazer vários trabalhos de realização, com destaque para a direcção do 1º videoclip dos Expensive Soul. Sentia-se realizado e 2009 foi o ano da sua vida: começou a interessar-se pelo mundo das motas antigas e pela cultura café-racer, o que originou a Ton-Up Garage (em conjunto com o seu sócio Pedro).

Este projecto reúne as várias paixões do Daniel: engenharia mecânica, desenho industrial e produção de imagem. A Ton-Up é uma referência em Portugal para todos os aficionados por motas e por todo o seu imaginário (principalmente década 50 e 60), onde é possível a criação e/ou transformação de motas e a exploração da estética retro. A TON-UP Garage tem uma nova casa com um lema “Food & Fuel”(mistura de loja, stand e bar).

Esta paixão não ficou por aqui. Prova disso são os eventos Distinguished Gentlemen’s Ride Porto, Classic Offroad Rally, Best Ride of The Year…e The Timers (onde podem saber mais neste vídeo que partilho convosco). Estas acções chamam centenas de apaixonados pela cultura dos motores. São imperdíveis!
Admiro a garra do Daniel que nunca deixou de ir atrás da sua paixão. Espero que isso vos inspire. Nunca é tarde para irmos atrás dos nossos sonhos!


Para saberem mais sobre o The Timers, é clicar aqui.