Crónicas do Fidalgo

Experiências

Vai um plástico grelhado?

Se fosse a um restaurante comer um peixe fresquinho e lhe servissem plástico… Qual seria a sua reacção?

Foi o que quis averiguar o Grupo cabo-verdiano Maianga com o filme “O Restaurante”. O filme, gravado com câmaras escondidas, mostra a reacção de pessoas que escolhem peixe para a refeição, num restaurante, mas são servidas com vários plásticos. A ideia é demonstrar que é deste material que os peixes se alimentam, devido à quantidade de lixo que se encontra no mar.

A iniciativa fez parte de uma acção de consciencialização do Ministério da Economia Marítima de Cabo Verde a favor dos oceanos. A criatividade do Grupo Maianga foi materializada pelas filmagens da Kriolscope e a continuidade do projecto já está a ser preparada!

O filme tornou-se viral e chegou mesmo a receber uma medalha de ouro num festival português de publicidade.

À agência Lusa Junior Lisboa, director de criação e planeamento do Grupo Maianga, explicou que optou pela “empatia como solução de comunicação, para que as pessoas sentissem na pele o que essas espécies sentem”. É que os humanos conseguem diferenciar plásticos de alimentos. As espécies marinhas não. Daí que cada vez mais espécies estejam a morrer, fazendo com que as previsões para as próximas décadas não sejam positivas.

Podemos fazer a diferença. Já vos falei aqui do movimento internacional Precious Plastic, que tem uma expressão genial em Portugal pelas mãos dos artesãos João Feyo e Tom Rider. Mas cada um de nós tem um papel nesta luta contra a poluição.