Crónicas do Fidalgo

Experiências

Pebble Beach Concours: não é sobre velocidade. É sobre Elegância.

Coleccionadores de carros clássicos de todo o mundo sonham em competir no Pebble Beach Concours d’Elegance, que tem por palco o campo de golfe Pebble Beach Golf Links, na Califórnia, e o oceano Pacífico como pano de fundo.

Começou em 1950, altura em que foi beber inspiração dos concursos europeus, onde eram apresentados carros novos. Mas pouco tempo depois, em 1955, mudou o seu foco para carros de colecção - e muitos outros concursos lhe seguiram os passos. Foi também pioneiro ao incluir provas de corrida e ao introduzir novas categorias a concurso, como as exposições de carros de sonho, de conceitos automobilísticos do séc. XIX e o reforço da importância da preservação, na década de 90. Nos dias de hoje, continua a ditar regras e a definir padrões para todos os concursos do género.Desengane-se quem pensa que este é um concurso de velocidade: é um concurso de Elegância. Os automóveis são avaliados pelo seu estilo e mérito técnicos, bem como pela sua história, pela originalidade e pela precisão da sua preservação ou restauro. Os melhores ganham distinção e reconhecimento.

1 / 4

2 / 4

3 / 4

4 / 4

Mas onde se celebra a elegância dos automóveis de outros tempos também se recebe o futuro de braços abertos. O Pebble Beach Concours d’Elegance é anfitrião de alguns dos conceitos automobilísticos mais antecipados do mundo e todos os anos, no evento, são lançados novos modelos. Este ano foram lá apresentados, por exemplo, o Ford GT Heritage Edition de 2019, o Hennessey Venom F5, o Lamborghini Aventador SVJ 63 (Limited Edition), entre tantos outros que podem ver aqui.

A próxima edição do Pebble Beach Concours d’Elegance acontece no próximo ano, com arranque agendado para 18 de Agosto, e eu vou estar atento! Porque... “I’m a Vintage man with a modern cape”!