Crónicas do Fidalgo

Experiências

(Alguns d')Os Melhores Festivais de Música do Mundo

Não vivo sem música e, no que toca a festivais este ano, ainda a procissão vai no adro, meus amigos! Fiz uma selecção de alguns dos melhores pelo mundo. Muito fica ainda por dizer, mas tempo não me falta! E não vão perder pela demora! Vamos a isso!

Burning Man
Quando: 26 de Agosto a 3 de Setembro de 2018
Onde: Black Rock Desert, Nevada

Acontece no deserto e é dos festivais mais fascinantes de todos, ou não se assumisse como um evento contracultura. Começou a ser realizado em 1986 e costuma atrair mais de 50 mil pessoas todos os anos. É uma metrópole temporária dedicada à comunidade, à arte, à expressão individual e à criatividade. O festival tem uma galeria a céu aberto, de nome “Playa”, com uma escultura de madeira gigantesca no centro: o “Burning Man”. A escultura remete para a origem do festival, criado por Larry Harvey e Jerry James, que decidiram criar um homem de madeira em São Francisco durante o solstício de Verão para depois o queimar, com alguns dos presentes a participar no momento. Pensaram que podiam fazê-lo todos os anos. E assim nasceu e foi crescendo o Burning Man.

A excentricidade e criatividade são celebradas e é comum ver pessoas nuas com os corpos pintados, carros fora do comum, instalações de arte de grandes dimensões… O Burning Man pretende ser uma alternativa à cultura de massas e à sociedade consumista. Para saberem mais sobre este evento tão intrigante como inesquecível para quem por lá passa, é por aqui!

Matt Schultz

Matt Schultz

Ohana Fest
Quando: 28, 29 e 30 de Setembro de 2018
Onde: Doheny State Beach, Dana Point (Califórnia)

O Ohana Fest é um festival anual de música de três dias, organizado pelo vocalista dos Pearl Jam, Eddie Vedder, e pelo surfista Kelly Slater. Na edição deste ano, que vai decorrer de 28 a 30 de Setembro na Doheny State Beach, na California, o próprio Eddie Vedder vai ser cabeça de cartaz, ao lado de nomes como Yeah Yeah Yeahs, Mumford and Sons e Beck. Norah Jones, Johnny Marr, Young the Giant e Fantastic Negrito são alguns dos nomes que se vão actuar por lá.

Saibam mais aqui!

Austin City Limits
Quando: 5 a 7 de Outubro - 12 a 14 de Outubro de 2018
Onde: Zilker Park, Austin, Texas.

Dos mesmos produtores do Lollapalooza, C3 Presents, chega-nos os Austin City Limits, um festival anual onde mais de 225 mil pessoas podem curtir ao som de rock, indie, country, folk e música electrónica. Father John. Misty, Travis Scott, Metallica, St. Vincent, Justice, Chvrches, Childish Gambino, Arctic Monkeys, Sylvan Esso, Janelle Monáe… Já vos abri o apetite? Mais “petiscos” por aqui.

Muitos mais aconteceram este ano - e, espera-se, vão voltar a acontecer nos próximos tempos: Tomorrowland (Bélgica e França), Splendour in the Grass (Austrália), Rock in Rio (Brasil e Portugal), Neopop Electronic Music Festival, NOS Alive (Portugal)… Dentro de "casa" estamos bem servidos com festivais de música que são referência em todo o mundo! Não há espaço para falar de todos, mas como aficcionado de música, vou estando atento!

Contem-me: quais os vossos festivais favoritos?