Crónicas do Fidalgo

Closet

KYL your life - Episódio 1: The Brand/ A Marca

No que toca à personalização e “​custom artwork​”, a KYL - Kustomize Your Life, está a tornar-se numa referência em Portugal. Esta marca, com menos de um ano de vida, veio revolucionar o conceito de arte e trazer ao público uma nova forma de expressão, algures entre ​a street ar​t e as tatuagens.

Dar um cunho pessoal aos nossos objectos é uma prática cada vez mais comum, numa busca pela originalidade ou, simplesmente, pelo auto-conhecimento. As peças de moda são o maior alvo destas modificações e, talvez por isso mesmo, perfazem a grande maioria das telas utilizadas pelos artistas da KYL. Casacos, calças, malas, ténis, porta-moedas e muitas outras peças de vestuário e acessórios são confiadas à empresa para que, através da pintura, ganhem uma nova vida e uma relação muito mais próxima com quem as possui.

É nisto que esta empresa é diferente: na maneira como volta o foco para o cliente e o artista se torna numa ferramenta que este pode usar para dar vida a uma imagem, a uma ideia, a um conceito vago ou até a um sonho.

Pode parecer difícil encarar a arte nestes termos, em que o pintor tem pouca opinião em relação à obra. Afinal, o que sabemos da arte é que esta deve revelar a identidade do artista, deve ter o seu cunho, a sua marca.

A KYL obriga-nos a entender este conceito de uma forma diferente, pois explora a relação objecto/humano, com o artista como intermédio. Aqui temos de perceber, como criativos, que a inspiração não parte de nós, mas a relação resultante depende de nós e da forma como interpretamos o ​brief​ing.

Isto não quer dizer, claro, que não possamos colocar a nossa marca na peça, mas implica um equilíbrio delicado entre quem nós somos e quem é o cliente, e torna cada trabalho num desafio, independentemente do tamanho ou complexidade da obra.

Durante o último ano tive diversas oportunidades de explorar esta nova dinâmica e perceber o que há de especial na KYL. A resposta é: todo o processo, do início ao fim!

O que é a KYL? Como surgiu? O que faz?

Descobrimos a resposta para estas perguntas e ficámos a saber um pouco mais sobre quem está por detrás do projecto e que ideias são os pilares desta marca que se propõe a trazer um toque pessoal a… bem, quase tudo!

ID Ana Karina Lavrador

Arquitecta de formação. Actualmente explora o ramo da arquitectura e investimento imobiliário, através da sua empresa KL Real State Investment. Abraçou um novo projeto, a KYL - Kustomize Your Life, que é uma plataforma digital que promove a utilização da arte através da personalização exclusiva, aonde a imaginação do artista e do cliente são o limite.

ID Vanessa Nogueira

É Licenciada em Design de Moda pela FA-UL, mas apaixonada por tudo o que é expressão artística. Tem o seu próprio atelier de Moda, onde trabalha na sua grande paixão, uma marca de calçado e, este ano, aceitou o desafio da KYL - Kustomize Your Life, pra abraçar o seu lado mais artístico.